terça-feira, 20 de março de 2012

Vinte e Quatro de Outubro – Mata Bacelar

O terreno que proponho intervir faz frente à Rua 24 de Outubro e à Rua Mariland, e possui entrada pela Rua Mata Bacelar. Apesar de ocupar quase a totalidade de uma quadra, no terreno em questão atualmente funciona somente um estacionamento, com vagas para aproximadamente 120 carros. Devido ao caráter do uso, as frentes para as ruas ignoram o passeio público, com muros e outdoors, e configuram um potencial de animação desperdiçado.

Análise da altura das edificações revela a predominância de edificações de porte baixo a médio

Análise do uso das edificações revela o caráter de uso misto da região

A Rua 24 de outubro caracteriza-se por um intenso tráfego de veículos, pois funciona como importante via de conexão bairro – centro, interligando a zona norte ao centro de Porto Alegre. Além disso, essa rua possui um comércio bem significativo e diversificado. Já a rua Nova Iorque abriga uma grande quantidade de residências antigas transformadas em restaurantes, creches, escritórios. As demais vias que circundam o terreno também possuem comércio, mas majoritariamente são compostas de tipologias residenciais. A demanda por estacionamento também existe, visto que a região é bastante densa e é possível observar uma grande quantidade de carros estacionados nas ruas. O ideal para a área seria um estacionamento rápido, pois o comércio local precisa desse tipo de serviço.

Proponho a integração da atividade de estacionamento já existente no local, com a animação da interface com as calçadas por meio de comércio e estacionamento rápido, além de tipologias residenciais. A proposta remodelaria o quarteirão e estipularia um plano de ocupação para a área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário