http://www.archdaily.com/334077/how-to-design-safer-cities/
"The ideal kind of city consists of blocks with businesses on the first floor and apartment buildings on the upper floors, conforming streets and animated and heterogeneous neighborhoods that mix distinct types of people and activities; from educational, cultural and institutional to commercial, touristic and environmentally friendly production".
E multifuncionalidade em alta densidade - não necessariamente altura elevada -, transportes públicos eficientes (e não poluentes), e transporte individual - automóvel - altamente disciplinado, priorizando o uso da bicicleta.
ONDE? Sítios que apresentem oportunidades de qualificação dos lugares urbanos. O QUÊ? Projetos de parcelas da cidade, utilizando os programas ordinários que a constroem em sua (quase) totalidade - habitação coletiva, comércio e serviços, estacionamentos. COMO? Através de estratégias de ocupação intensiva, valorizando as interfaces com os espaços públicos, reavaliando limites de altura e recuos previstos no PDDU, incrementando a rentabilidade construtiva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Jane Jacobs e sua obra "Morte e Vida de Grandes Cidades" é para mim um grande exemplo de pontos de vista e ideias que surgiram para contrarrestar o desastre que provocou o "Zoning" de Le Corbusier nas cidades actuais. Faz tempo li seu livro e parece-me que poderia ser de grande ajuda para fundamentar o projecto.
ResponderExcluirhttp://www.arquitetonico.ufsc.br/a-cidade-de-jane-jacobs
Sim max, se te lembras comentei ontem na aula que a Jane, mesmo (e principalmente...) sem ser arquiteta revolucionou o pensamento urbanístico do século XX, e disse que era leitura obrigatória.
ResponderExcluir